Programação

PROGRAMAÇÃO

Quarta
20/04
Quinta
21/04
Sexta 22/04
Sabado
23/04
Domingo
24/04
7 - 8
-
Café da manhã
Café da manhã
Café da manhã
Café da manhã
9 - 12h
Credenciamento
Mini-curso
/oficina
Mini-curso/
oficina
ATO
8 -10h Simpósio temático
Credenciamento
Mini-curso
/oficina
Mini-curso/oficina
ATO
10 - 12h
Avaliação do currículo de história do Nordeste
12 -14
-
Almoço
Almoço
Almoço
Almoço
14 -16
Credenciamento
GD: Conjuntura

GD: Combate às opressões
COREHI
Plenária Final
16-18
Credenciamento
GD: Universidade e educação

Oficina para o ATO
GD: FEMEH E ME
Plenária Final
18- 19
Jantar
Jantar
Jantar
Jantar
-
19 - 22
Abertura: “o papel da juventude na construção da história”


Plenária Inicial
Mesa 1:
A cultura nossa de cada dia: o significado das manifestações culturais na sociedade de consumo.


Mesa 2:
Nos porões da democracia :  O que ainda resta da ditadura?
Mesa 3:
Em defesa da história: Um debate sobre as concepções da história.

-
22:30
às 02h
Cultural
Cultural
Cultural
Cultural


EMENTAS:
                   -Abertura: introduzir a temática do EREH, numa perspectiva de entender o papel protagonista da juventude, na construção de uma nova sociedade. 
Perfis: Grupo Só a arte nos resta

                 - Mesa 1- “A cultura nossa de cada dia: o significado das manifestações culturais na sociedade de consumo”: debater o significado das manifestações culturais na juventude de hoje, e de que maneira essas manifestações  são absolvidas na sociedade de maneira geral. Assim como refletir sobre a cultura marginal como forma de resistência a sociedade de consumo. 
Perfis:  Lupércio (Direção de cultura do MST-Sergipe)
              La Femina (Integrantes da Banda de Hip-Hop Sergipana)      

     - Mesa 2- “nos porões da democracia: o que ainda resta da ditadura”? Debater o caráter da democracia que se forjou no período pós-ditadura civil-militar, a política do esquecimento impulsionada pelo não acesso aos documentos deste período e por fim os resquícios deste período na criminalização da pobreza e dos movimentos sociais.
                 Perfis: Victória Grabóis (Grupo Tortura Nunca Mais - RJ) 
                              Célia Costa Cardoso (Professora Doutora do DHI UFS)
                              Coordenação de Campanha da FEMEH 
    
- Mesa 3 – Em defesa da história: Um debate sobre as concepções da história. Discutir as diversas teorias que subsidiam o debate acerca da historiografia. Assim como entender o papel do indivíduo na construção da sociedade.
           Perfis:  Romero Venâncio (Professor do dept de filosofia da UFS)
                          Fabiano Duarte ( Professor do IFAL - Macéio)

           
-                   GD’s: Grupos de discussões com o objetivo de levantar propostas e ações para a regional nordeste da FEMEH. (GD's: Conjuntura, Combate às opressões, Universidade e educação, FEMEH e ME.)

- Avaliação do currículo de história do nordeste:  fazer um diagnostico acerca do currículo de história do nordeste e propor uma alternativa de currículo que trace uma formação acadêmica baseada no senso crítico. As escolas devem enviar um roteiro de avaliação de cada estado, discutindo previamente.